[Eis a Questão] Outlander – A Escócia como nunca visto antes

Lendas, magia e misticismo, diversas culturas são rodeadas por elas. Uma das mais famosas, com certeza é a cultura Celta. A razão disso é que a mesma foi base cultural de diversos países da Europa. A Escócia é um dos que mais possui essa influência em sua história.

Devido ao fato da Escócia ter sido colonia da Inglaterra em 1743 essa influência quase não existe mais. Não somente ela, mas também o modelo de governo e cultura no geral foram impactadas. A série se passa exatamente neste período de conflito e choque de culturas.

Essa trama é baseado nos livros de Diana Gabaldon (inicialmente publicados em 1991) e a série é uma produção da STARZ. A primeira temporada foi lançada em 2014 e possui 16 episódios. Até o momento estão disponíveis 2 temporadas, com a terceira marcada para 2017. Ambas temporadas estão disponíveis no Netflix.

Quanto aos livros, foram lançados 8 livros, sendo eles:

  • Outlander (Viajante do tempo) (1991)
  • Dragonfly in Amber (A Libélula no Âmbar) (1992)
  • Voyager (O Resgate no Mar) (1993)
  • Drums of Autumn (Os Tambores de Outono) (1996)
  • The Fiery Cross (A Cruz de Fogo) (2001)
  • A Breath of Snow and Ashes (Um Sopro de Neve e Cinzas) (2005)
  • An Echo in the Bone (Ecos do Futuro) (2009)
  • Written in My Own Heart’s Blood (Ainda sem tradução no Brasil) (2014)
  • Go Tell the Bees that I am Gone (Ainda em escrita, sem data de lançamento)

A 1º temporada da série se baseia no 1º livro da franquia e assim por diante. Portanto, sabemos que existe material para no mínimo 8 temporadas.

Outlander começa ao término da 2º guerra mundial (1946) aonde a protagonista inglesa, Claire Beauchamp Randall e seu marido Frank (ambos participantes da guerra), viajam em lua de mel para a Escócia. Seu marido é um historiador e uma das razões para essa viagem é pesquisar a origem de seus ancestrais, além de visitar vários lugares históricos. Um desses lugares era Craigh Na Dun, um Stonehenge (Aquele circulo de pedras típico, vistos em vários filmes de magia) usado para rituais “pagãs” no passado. Após uma série de acontecimentos, Claire volta a este local e ao tocar em uma das pedras, é enviada ao passado em 1743.

Entre essa trama aprendemos muito sobre a cultura escocesa, funcionamento do exército inglês e escocês. A política do país e o impacto da Inglaterra ao mesmo, os movimentos de revoltas, os costumes dos clãs e muito mais. Para aqueles apaixonados por história, o show explora muito bem essas questões. Além disso as construções e interpretações dos personagens são realmente interessantes. Para os amantes de sci-fi é uma ficção bastante intrigante, vai botar a cabeça para funcionar e especular.

Algumas curiosidades interessantes:

  • O primeiro papel da modelo, Caitriona Balfe foi Claire em Outlander
  • Sam Heughan ator de James Fraser, é realmente escocês.
  • O Castelo Leoch, é na verdade Doune Castle, mesmo castelo usado nas filmagens de Monty Python e Winterfell em Game of Thrones.
  • A melodia usada na introdução é baseada na música Skye Boat Song, uma música tipica escocesa que descreve a derrota do Príncipe Edward Stuart na batalha de Culloden.

Gostaram? Confiram o trailer da 1º temporada:

O que acharam? Conseguem se decidir se vão ou não assistir? Comentem!

Para mais dicas de séries e outros conteúdos confiram nossa coluna [Eis a Questão]

Não deixe de nos seguir e curtir!
0

Um comentário sobre “[Eis a Questão] Outlander – A Escócia como nunca visto antes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *