Cosplayer? O que é isso?

Cosplayer? O que é isso?

Você já se apaixonou ou se identificou com um personagem de filme, série, anime e etc de tal modo que queria ser ele? Se vestir como ele? Pois bem, o nome disso é Cosplay! Isso mesmo, esse é o nome dado a representação de um personagem fictício qualquer. De tal modo que uma pessoa que faz cosplays profissionalmente é conhecida como Cosplayer.

Para melhor explicar esse conceito e detalhes, entrevistamos a artista cosplayer Giu Hellsing que trabalha com isso desde 2009. Além de cosplayer, ela também é professora e trabalha com venda de cosplays confeccionados.

Ficaram curiosos? Então vamos para as perguntas:

Giu, o que é um cosplayer?

Cosplayer é uma pessoa que se caracteriza de algum personagem e o interpreta, seja ele de HQ’s, filmes, jogos ou animes. Mas na verdade, o cosplayer é muuuuito mais que isso, é um artista que ama aquele personagem e tenta ficar o mais fiel possível à ele naquele momento!

Qual é sua motivação quando escolhe um personagem para representar?

Eu sou muito eufórica para fazer qualquer personagem novo, ainda mais se ele tem um ar “maléfico” ou algum acessório gigante, mas tenho dois critérios para escolhas: O 1º é se eu gosto MUITO daquele personagem, amo a série, tenho um apego muito forte com sua personalidade e afins, e o 2º é se o visual dele me agrada, no sentido de roupas, cores, acessórios! 

Qual o tipo de preparo realizado na confecção dele?

Geralmente faço um cronograma há cada seis meses dos cosplays que vou fazer (sim, isso acontece haha), quanto tempo cada um vai levar e quais os materiais que vou precisar. E eu sigo o cronograma! Como é um hobby muito caro, esse tipo de preparo facilita bastante. O tempo é o maior inimigo de qualquer cosplayer, precisamos sempre otimizá-lo!

Que tipo de materiais você utiliza na construção das roupas, armaduras e etc?

Nas roupas procuro usar o que for mais parecido com a imagem de referência. Se a roupa possui brilho, o tecido terá que ter também. Se é um personagem rico, o tecido vai acompanhar o personagem e vou procurar tecidos finos para a confecção. Nas armaduras e acessórios, eu faço todo meu planejamento com relação à quantidade de material, leveza e durabilidade da peça, então procuro usar sempre E.V.A, worbla, isopor e madeira!

O que um cosplayer faz no tempo vago?

Depende da cada pessoa hehe! O meu tempo vago é para fazer cosplay, assistir animes/séries, jogar! Dormir nunca!

É possível trabalhar full time como cosplayer?

Hoje em dia, é possível sim! O conhecimento das pessoas sobre cosplay está bem mais amplo, muitas pessoas já ouviram falar e querem fazer. Alguns cosplayers também trabalham como cosmakers e aceitam encomendas! Outros já ajudam a divulgar jogos/eventos e trabalham com isso! Então, dependendo da demanda de trabalhos/eventos/vendas de fotos/acessórios, e o quanto o cosplay for levado a sério, é possível sim.

Ou é necessário um trabalho paralelo?

90% dos cosplayers possuem seus trabalhos e o cosplay é um hobby para divertimento e satisfação pessoal. Vais encontrar cosplayers veterinários, médicos, professores, estudantes,  vendedores e assim por diante.

Quais mídias vocês usam para saber de eventos e divulgar seus trabalhos?

Por experiência própria: redes sociais! Não há como fugir delas! Facebook, WorldCosplay, Instagram, sites em geral sempre ajudam na divulgação e os eventos aproveitam também essa vibe!

O que é necessário para se tornar um cosplayer?

Dedicação é a palavra chave! Fazer um cosplay requer muuuito mais do que a própria vontade de reproduzir um personagem. Envolve tempo, esforço e muito amor (e horas de tutoriais ou a ajuda de um bom profissional).

Quantos pedidos de casamento vocês recebem por dia?

AHHAHA, depende! Na página eu costumo receber alguns, mas chegaram muito atrasados pessoal! Mas tudo é uma grande brincadeira!Obrigada pela entrevista e por gostarem do meu trabalho, que apesar de ser um hobby é 50% da minha vida! Então o carinho e apreço de todos é essencial e uma gratificação enorme!

Se você ainda não conhece o trabalho dela confiram alguns dos excelentes cosplays já feitos:

Lindos, não é mesmo?

Não deixe de segui-la nas redes sociais (Facebook, Devianart, Twitter) e para obter fotos impressas em alta qualidade visitem o site aqui. Lembrando que se você gostou da ideia, mas não sabe como fazer um para você, a Giu vende cosplays prontos. É só vestir e curtir!

Iae o que acharam? Entenderam o que se trata ser um cosplayer? Vão fazer um também?

Não deixe de nos seguir e curtir!
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *