Review Star Wars VII – Com Spoilers + Referências [Parte 2]

Ainda falando das cenas em Jakku, vamos continuar a 2º parte do review de Star Wars VII!

2º parte?

Sim! Dividimos nosso review em partes devido a quantidade de informações. Se você não leu a 1° parte, clique AQUI.

Na 1º parte falamos de como Lor San Tekka conseguiu o pedaço do mapa com a localização de Skywalker e das possíveis referências usadas na criação de Kylo Ren e sua Ordem explorada no Universo Expandido. Mas e quanto a Ben Solo (verdadeiro nome de Kylo)?

Leia e Han realmente tiveram um filho chamado Ben Solo?

ehbomsaber_FamiliaSolo
Jacen Solo, Jaina Solo e Anakin Solo

Nos livros a família Solo é constituída por Anakin Solo e pelos gêmeos Jacen e Jaina Solo. Dos três, o filho com a história mais parecida com a de Kylo seria Jacen. Assim como Ben, Jacen foi aprendiz de Luke e também passa para o lado negro. Diferente de Kylo (até onde sabemos), ao tomar controle da “Nova República” (nos livros conhecida como Aliança Galáctica) ele continua a tradição dos Siths e se auto denomina Darth Caedus. Jacen foi derrotado por sua irmã gêmea e talvez seja por isso que a teoria de Rey ser irmã de Kylo é tão forte na internet.

Além de Lor e Kylo, no começo do filme conhecemos Poe Dameron. Logo nos primeiros minutos Poe nos cativa com seu o senso de humor e coragem, já que não é qualquer um que tem a moral de tirar sarro de um cara que acabou de parar um tiro no ar. Ao decorrer do filme conhecemos mais de sua personalidade e ele nos cativa ainda mais, é impossível sair do cinema sem querer tê-lo como melhor amigo.

Poe é intitulado como o melhor piloto da resistência, lembram quem tinha esse título?
Esse personagem é totalmente original do filme e a única menção a ele é no livro Before The Awakening (Antes do Despertar) de Greg Rucka. O livro conta um pouco da vida de Poe, Finn e Rey antes dos eventos do filme.

ehbomsaber_poe

Um outro personagem original e que ainda por cima tornou a experiência do filme ainda melhor foi Finn. Sua personalidade é divertidíssima e complexa, uma coisa muito bacana que foi trabalhada no filme.

Todos os stormtroopers da Primeira Ordem são treinados e condicionados desde a infância, eles não conhecem um outro meio de vida e o certo para eles é tudo que a Ordem disser ser. Isso fica evidente quando Poe pergunta a Finn seu nome e ele diz não ter um. Imaginem uma pessoa crescer dessa forma e mesmo assim conseguir se libertar dessas restrições? Sensacional, não é mesmo? O fato dele ainda por cima ser leal, carismático e divertido só agrega ao personagem.

Finn é um nome bastante usado no Universo Expandido de Star Wars, o nome já foi associado a diversas figuras diferentes. Tais como: Um Lord Sith durante a era da República Antiga, a um soldado da 81º infantaria do exército da república, um Jedi treinado por Luke durante a era da nova ordem Jedi e outros. Então é possível que o nome não tenha sido escolhido tão por acaso como parece.

ehbomsaber_droidsLogo após ajudar Poe a fugir da nave imperial da Primeira Ordem, Finn descobre que um droid do modelo BB possui uma informação importante para a Resistência e é ai que conhecemos BB-8, o mais novo robô favorito de Star Wars!

Mas por que BB-8 fez tanto sucesso?

Em diversos momentos ele rouba a cena demonstrando sentimentos que em tese um robô não deveria ter. Em seu primeiro contato com Rey, para nós brasileiros é possível ouvir até um Porfavorrr no meio daquela vozinha metálica. Vimos muito isso na incrível dupla C3PO e R2D2. Não podemos deixar de citar o momento que ele faz um “acordo” com o Finn dando um joinha feito de esqueiro, a cena é simplesmente hilária. Uma coisa que os novos personagens trouxeram muito bem ao filme foi o humor. Nas trilogias anteriores não vimos tantas cenas de humor.

Considerando que os protagonistas de ambas trilogias sempre são formados por 3 personagens, podemos dizer que com o surgimento de BB-8, a equipe de droids finalmente esta completa. Agora temos um robô medroso (C3PO), um aventureiro (R2D2) e um carinhoso (BB-8). Se parar para pensar, seria bem legal um filme com os 3 como protagonistas! Disney, nunca te pedi nada!

Aproveitando que estamos falando dos droids, não podemos deixar de comentar sobre o braço vermelho de 3PO. Em uma cena característica dele descobrimos que o mesmo agora possui um braço vermelho, mas aonde e como ele conseguiu isso?

Infelizmente não há nada no UE que explique isso e nenhuma dica no filme. Somente descobriremos no futuro HQ da Marvel Comics chamado Star Wars Special: C-3PO #1 que será lançado dia 24 de fevereiro desse ano. A história do HQ será escrita por James Robinson e ilustrado por Tony Harris. Bem interessante essa ideia de unir as mídias, não acham?

Próximo do fim do filme descobrimos que R2D2 esteve ausente pois estava em um estado de hibernação (economia de energia) desde o desaparecimento de Luke. Existem bastantes especulações sobre a razão dele estar assim, mas nenhuma evidência clara. A ideia mais simples que o filme passa é que R2 estava processando toda a informação que ele copiou da Estrela da Morte, tentando encontrar o restante do mapa com a localização do Luke e por essa razão estava com as outras funções desativadas.

E novamente, com isso encerramos a segunda parte do review! Iremos trazer muito mais informações sobre os personagens e cenas do filme. Falaremos finalmente de Rey a crush do universo e outras referências, portanto continuem ligados. É importante lembrar que muito do que for citado aqui não é mais considerado oficial (canon) pela Disney, mas não quer dizer que não serviu de inspiração.

Iae o que acharam? Conhecem alguma outra referência que não citamos aqui? Deixem suas opiniões!

Não deixe de nos seguir e curtir!
0

6 comentários sobre “Review Star Wars VII – Com Spoilers + Referências [Parte 2]

  1. Artur, Não conheço o universo expandido, mas lembro que você me disse sobre o Luke criar o lado cinza da força, Como isso entrou no filme ou pode entrar? Estou curtindo muito os reviews para entender muitas referencias, muito bom pra alguém que gosta da serie e quer entender um pouco melhor oque se passou nesse hiato entre o VI e o VII.

    1. Oi Osvaldo, infelizmente a Disney desconsiderou a maioria das coisas do UE, portanto é possível que não usem esse “lado” da força nos filmes. Talvez usem essa ideia para explicar a razão dos aprendizes do Luke terem sido seduzidos para o lado negro, mas nada até o momento indica algo assim. Vamos aguardar!!!

      Muito Obrigado! Fico muito feliz em saber que o review esta complementando sua experiencia, essa era a ideia 😉

    1. Quem pode dizer? De qualquer forma a base Starkiller não é uma estrela da morte. A Estrela da Morte era uma mega estrutura totalmente artificial que usava energia de cristais, já a Base Starkiller é um planeta bélico que se utiliza da energia de estrelas. Da pra ver que são bem diferentes, certo? Mesmo ambas tendo o mesmo proposito – Destruir a escória Rebelde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *