Histórias oficiais – Star Wars

Star Wars! Esse nome mal foi usado esse ano em toda a internet, não é mesmo?

Graças o novo filme a saga voltou com força total e esta cada vez mais popular! Até aqueles que não viram a saga clássica na época estão correndo atras do prejuízo para acompanhar agora. Como todos já sabem, esse lançamento só foi possível pois a Disney comprou os direitos da série.

Com essa compra, muitos fã tiveram reservas sobre o futuro da saga. Mas pelos trailers e todo o conteúdo que já tivemos acesso, tudo indica que não há com o que se preocupar. Porém quando se trata dos livros da série os fãs não foram nada beneficiados. Por que?

A maioria das pessoas não sabem, mas o universo de Star Wars é extremamente complexo e detalhado. Ao longo dos anos ele foi apresentado para os fãs em diversas mídias, mas a maior delas são os livros. Ler todos os livros de Star Wars era um projeto de vida e quando você achava que estava próximo de acabar, lançavam novos.

Para demonstrar o quão grande o famoso Universo Expandido (UE) era, confiram uma versão da linha do tempo dos livros (Não atualizada):

ehbomsaber_StarWars_UE_linhadotempo

Entenderam? São muitos livros, muitas histórias que deram profundidade e detalhamento a historia que nos foi apresentada pelos 6 filmes.

Para entender essa linha do tempo, note que ela é dividida em períodos históricos (Old Republic/República Antiga, Rise of The Empire/Ascensão do Império, Rebellion/Rebelião, New Republic/Nova República, New Jedi Order/Nova Ordem Jedi, Legacy/Legado). Elas são classificadas pela quantidade de tempo após ou antes dos acontecimento do 4º filme (Uma nova Esperança) e nomeadas pelos grandes acontecimentos da época. Como podem ver existem livros que contam historias de muitos anos antes dos filmes da saga clássica.

É discutível o fato de todos os livros serem ou não “oficiais” ou Canon (expressão correta para definir se algo é oficial ou não). Muitos dizem que a Lucas Arts não considerava o UE oficial, outras dizem que sim. Uma resposta definitiva nunca foi dada.

OK, mas o que a Disney tem a ver com isso?

Com a compra dos direitos sobre a série a Disney finalmente resolveu o dilema. Ela desconsiderou todos os livros ou a maior parte deles e começou uma nova linha do tempo. Tudo que conhecemos passou a ser chamado de Star Wars Legends (Lendas de Guerra nas Estrelas) e não tem validade nenhuma para a historia. Sabe aquele seu personagem preferido? Puff!! Não existe mais! Além é claro que não sairão mais livros desses períodos nessa linha do tempo.

Por um lado da abertura para criação e coisas novas, por outro mexe em historias que já estavam muito bem amarradas. Apaga personagens que possuem legiões de fãs e que foram imprescindíveis na história de Star Wars. Alguns exemplos que já devem ter ouvido em algum lugar são: Darth Revan, Darth Bane, Darth Plagueis, Thrawn, Mara Jade Skywalker e muitos outros.

O site Outer Places disponibilizou um infográfico descrevendo a linha do tempo canon após o pronunciamento da Disney. Confiram:

ehbomsaber_starwars_cacontm2

Viram a diferença? Basicamente eles consideram os filmes, animações e alguns HQs como oficiais, todo o resto foi apagado. De qualquer modo, agora esta oficializado e qualquer dúvida sobre o que deve ler, se é oficial ou não esta no infográfico.

Você lia? O que achou dessa decisão da Disney? Para aqueles que não leram mas pretender começar, vão ler a saga Legends?

Total Views: 2196 ,
Não deixe de nos seguir e curtir!
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *