Pokémon GO | Guia Inicial – Dicas & Truques

Pokémon Go finalmente foi lançado no Brasil e esta conquistando o coração de todos! Até mesmo aqueles que nunca tiveram contato com franquia antes, estão entrando na onda e se divertindo.

O game é bastante intuitivo, mas tem uma certa complexidade para se obter tudo. Nesse guia vamos dar todas as informações básicas que os jovens treinadores precisam para iniciar sua jornada. Fiquem ligados para algumas dicas e truques também.

Ao iniciar o jogo você poderá capturar seu primeiro Pokémon escolhendo entre o Charmander, Squittle e Bulbassaur. Porém se você se afastar múltiplas vezes (4x) deles e não escolher nenhum, o Pikachu aparece para escolha também. Pegar o Pikachu fora desse processo é um pouco mais difícil que os outros 3, então quem deseja completar a Pokédex o mais rápido possível, ele é a melhor escolha. Sem falar que é uma ótima opção para os apaixonados pelo rato elétrico.

Após isso começa a caçada, diversos Pokémon, Pokéstops, ginásios, itens e por ae vai. Mas o que é isso tudo?

Vamos dividir em tópicos para ficar mais organizado e fácil de entender

Pokéstops

ehbomsaber_Pokestop
Pokéstop

Pokéstops são em sua maioria monumentos históricos ou artísticos da cidade, tais como estatuas e artes em muros (grafite). Porém é possível que outros ambientes sejam Pokéstops. Em São Paulo algumas construções em lugares específicos (exemplo no memorial da America Latina) também viraram Pokéstops.

A função deles é te dar itens. Ao se aproximar de um e rodar a imagem você ganha itens randômicos. Tais como pokébolas, ovos, frutas, cristais e etc. Os itens variam de acordo com o level do treinador. Em Pokémon Go quem sobe de nível é o treinador e não o Pokémon. Quanto mais forte seu personagens esta, itens e Pokémon mais fortes aparecem, por exemplo a Ultraball (uma pokébola mais forte).

Existe um item que somente se obtêm através de dinheiro (do jogo ou real) chamado Lure Module que ao ser colocado em um Pokéstop atrai uma quantidade maior de Pokémon. A grande vantagem desse item é que ele auxilia todos os treinadores que estiverem por perto e não somente o jogador que o ativou. Quando ativado o Pokéstop fica com uma barra (como se fosse os 3 pontos de bateria) encima e pequenas pétalas rosas em volta. Quando ver um, corra para ele.

Dinheiro ou PokéCoins

ehbomsaber_coins
Items & Coins

O jogo possui uma moeda própria para a compra de itens que auxiliam o jogador de alguma forma, além dos itens normais obtidos em Pokéstops. Existem 2 formas de se ganhar Pokécoins, sendo elas:

  • Comprando com dinheiro real
  • Controlando ginásios

Cada ginásio controlado lhe concede 10 moedas a cada 21 horas que você permanece líder ou possui um Pokémon nele. Cada treinador pode controlar no máximo 10 ginásios por vez, o que lhe permite ganhar 100 moedas por dia. Mas é algo muito difícil de acontecer. É importante lembrar que se você já coletou as moedas de um dos ginásios, terá que esperar as 21h acabar para coletar novamente, mesmo que conquiste um novo ginásio.

Para coleta-las clique na imagem em formato de escudo que fica no canto superior da loja de itens.

Items

ehbomsaber_itens
Items

Existem diversos items no game, a maioria é obtido nos Pokéstops. Novos items aparecem assim que subimos de nível, por exemplo somente após nível 6 é que passamos a ganhar frutas. Com elas podemos acalmar o Pokémon e ter uma chance maior de captura-lo.

Como vocês podem imaginar a primeira fileira de itens será usada após as batalhas nos ginásios, a segunda é para capturar Pokémon e por ultimo são items auxiliares.

Um item que vale a pena ressaltar alem do Lure Module é o Lucky Egg. Esse item te dá o dobro de experiência (XP) por 30 minutos, ou seja com ele você pode subir de nível muito rapidamente. Tudo que você faz no Pokémon Go te dá XP, porém evoluir Pokémon é uma das ações que mais dá XP.

Sabendo disso, fica obviou o que fazer. Certo?

Somente ative o Lucky Egg quando puder evoluir a maior quantidade possível de Pokémon. Os melhores para isso são o Weedle, Caterpie e Pidgey pois os mesmos precisam de somente 12 candies para evoluir. Toda vez que capturamos um deles, ganhamos 3 candies, portanto a cada 4 Pokémon capturados é possível evoluir 1. Ao envia-los ao professor ganhamos mais candies e assim evoluímos o próximo. Legal não é mesmo?

Portanto faz todo sentido capturar o mesmo Pokémon diversas vezes. Menos os Zubats, eles podemos ignorar!

Ovos

ehbomsaber_eggs
Ovos

Algumas vezes ganhamos ovos no Pokéstop. O que devemos fazer quando isso acontecer?

Sempre que ganharmos ovos precisamos coloca-los em incubadoras e racha-los. Incubadoras? Sim, todos nós temos uma incubadora principal que pode chocar infinitamente porém somente com 1 ovo por vez. Nos Pokéstops e quando subimos de nível ganhamos outras incubadoras que nos permite rachar 3 vezes 1 ovo.

Para racha-los não basta simplesmente por na incubadora, precisamos literalmente andar. Existem 3 tipos de ovos:

  • Ovos que racham quando caminhamos 2 KM
  • Ovos que racham quando caminhamos 5KM
  • Ovos que racham quando caminhamos 10KM

Cada tipo de ovo da um range de Pokémon diferentes, confiram as possibilidades por tipo de ovo:

Ehbomsaber_pokemonsperEggs
Lista de Pokémon por tipo de Ovo

Legal, não é mesmo?

Em sua maioria os Pokémon que nascem dos ovos são mais fortes que os capturados, portanto dê bastante atenção a eles. Existem diversas “técnicas” para racha-los, das mais normais até as mais bizarras. Um exemplo bem bizarro foi o treinador que prendeu o celular a um ventilador de teto e o deixou lá rodando por horas.

Uma forma mais simples é deixar o app aberto mesmo quando estiver parado, devido a mudança de rede e GPS o personagem se desloca um pouco e isso conta.

Não aconselhamos que usem nenhuma delas, aproveite a motivação para caminhar, ir a um parque e etc.

Capturar Pokémon

ehbomsaber_AR
Caçando Pokémon

A função mais básica do jogo é capturar Pokémon, porém até mesmo ela tem suas particularidades. Toda vez que encontramos um deles, ao segurar a pokébola vemos um arco em volta dele, correto?

A cor desse arco indica o nível de dificuldade de capturar esse Pokémon. Além disso, o arco altera de tamanho. Começa bem aberto até sumir. Quanto mais fechado o arco estiver melhor será a pontuação que você faz ao capturar o Pokémon, ganhando assim mais experiência. Quando o capturamos dessa forma, dependendo do quão difícil foi vemos na tela as mensagens; Nice, Great e Excelent. Essas mensagens definem quanto a mais de XP ganharemos.

Uma outra forma de ganhar mais experiência e ter uma chance maior de capturar o Pokémon, é lançando a pokébola girando ou como denominada, uma curveball. Para usa-la, basta girar a pokébola algumas vezes antes de joga-la no Pokémon. Como o nome mesmo indica, ela fará uma curva, portanto não jogue direto no Pokémon e sim ao lado dele.

É um processo um pouco difícil, mas vale a pena. Quando capturamos um Pokémon de forma comum, ganhamos 100 de XP, se usarmos a curveball e o efeito do arco ganhamos bem mais. Confiram:

ehbomsaber_XP

Além disso, já falamos que dar frutas ao Pokémon também aumenta as chances de captura-lo. Outra informação importante é que quando iniciamos uma “batalha” com o Pokémon, não precisamos permanecer parado no local no qual o encontramos. Podemos continuar andando e batalhando com ele. Essa dica é boa pra quem estiver de carona e não clica no Pokémon pois não poderá parar para captura-lo.

AR – Augmented Reality

AR ou Realidade Aumentada é a opção de interagirmos com os Pokémon em nossa realidade. É sem dúvida uma das funções mais legais do game. Se ficou com dúvida sobre o que isso se trata, falamos em mais detalhes dessa técnica nesse LINK.

O jogo permite desligar essa função em todas as batalhas através do botão que fica no canto superior. Mas por que diabos eu desligaria? Essa função é muito legal!

É verdade, porém para alguns Pokémon (Zubat por exemplo), ficam ainda mais difíceis de captura-los com a função ativa. Sem falar que ela gasta ainda mais bateria e isso é um GRANDE problema do jogo. Qualquer coisa que ajude a economizar, vale a pena.

Uma outra dica para ajudar nessa economia é ativar o modo de Battery Saver do game no menu de configuração. Esse modo desliga a tela sem desligar o jogo quando mantemos o celular de cabeça para baixo. É Bom Saber, não?

Dados dos Pokémon (IVs) e Evoluções

Pokemon-GO-IV-Calculator
Pokemon GO IV Calculator

OK, já sabemos que precisamos capturar vários do mesmo Pokémon para transforma-los em candy e evolui-los, certo? Mas qual deles vou evoluir para ficar? Como sei qual Pokémon é o mais forte entre os 1000 capturados?

Para responder essa questão, começa a sessão nerd 2.0. Então para aqueles que são novos no mundo Pokémon e não curtem analisar dados é aqui que a coisa começa a ficar meio complicada.

Nos games antigos, evoluir um Pokémon desde o inicio sempre o tornava mais forte do que capturar um na forma evoluída. Ou seja, evoluir um Chamander para um Charizard era mais eficaz (mesmo que lento) do que capturar um Charizard. Isso por que quando evoluímos o Pokémon desde o início, podíamos escolher quais golpes o mesmo teria ao decorrer de seu desenvolvimento.

O mesmo não é verdade para Pokémon Go. Agora existe um range de habilidades possíveis para cada tipo de Pokémon e elas são dadas aleatoriamente. Ou seja, é possível se obter um Charmander com Fire Blast (uma das melhores habilidades de fogo) e capturar um Charizard com Ember (primeira habilidade de fogo). Portanto é importantíssimo olhar quais são os golpes de seu Pokémon antes de decidir se é ele que evoluiremos, não basta considerar somente o CP. Para verificar os tipos de habilidades e quais são mais fortes, utilize o site ThesilphRoad.

Além das habilidades, existem 3 stats de cada Pokémon que não conseguimos ver no game que definem o quão forte são os mesmos. Esses stats são os IVs ou Individual Values, que são compostos dos valores de ataque, defesa e estamina de cada Pokémon. Quanto maior cada um desses stats mais forte o Pokémon será. Existem diversos sites que auxiliam a calcular se o IV do Pokémon esta bom ou não, o melhor que encontramos até o momento foi o PokeAssistant que mostra em porcentagem o quão próximo do máximo IV seu Pokémon chegará ou esta.

Portanto é bastante importante verificar as habilidades e os IVs de seus Pokémon antes de transforma-los em doces ou evolui-los.

 Times e Ginásios

ehbomsaber_gymleaders
Líderes de ginásio

Só é possível batalhar nos ginásios a partir do nível 5. Nesse momento o professor Willow pede para escolhermos entre um dos 3 times:

  • Time Valor
  • Time Mystic
  • Time Instinct

E agora? Qual escolher? Qual é o melhor?

Na verdade não há um melhor, mais forte ou qualquer coisa para definir qual time devemos escolher. A ideia dos times é criar um senso de comunidade e rivalidade saudável para estimular as batalhas nos ginásios. Ou seja, sendo de um time, lutaremos com mais louvor para manter o ginásio em posse de nosso time. O que na verdade guiará a escolha, serão os lemas e crenças de cada líder. Além é claro, do mascote.

Time Valor

Sua líder se chama Candela e o mascote do time é o pássaro lendário de fogo – Moltres. Candela acredita que os Pokémon são mais fortes que os humanos e possuem um coração tão quente quanto. Ela busca o poder verdadeiro aumentando as habilidades naturais do Pokémon. Todos os Pokémon treinados pelo time Valor são incontestavelmente mais fortes em batalha.

Time Mystic

Sua líder se chama Blanche e o mascote do time é o pássaro lendário de gelo – Articuno. Blanche acredita que a sabedoria dos Pokémon é imensamente profunda. Ela esta pesquisando por que eles evoluem. Com a análise calma de todas as situações os treinadores do time Mystic não podem perder.

Time Instinct

Seu líder se chama Spark e o mascote do time é o pássaro lendário elétrico – Zapdos. Spark acredita que Pokémon são criaturas com extrema intuição. Ele aposta que o segredo para isso é a maneira que eles nascem. Junte-se ao time dele e você nunca perderá enquanto confiar em seus instintos.

Se ainda esta em dúvida em qual time escolher, o site BuzzFeed Geeky fez um teste com 9 perguntas bem divertido que te dirá qual time combina mais com você.

Com o time escolhido, começa as batalhas. Até o momento somente são possíveis batalhas em ginásios, tanto entre membros do mesmo time, quanto entre outros.

Ao se aproximar de um ginásio você poderá ver que time o esta controlando de acordo com a cor do mesmo. Quando nenhum time controla o ginásio ele fica cinza, permitindo que você coloque um Pokémon para defende-lo. O mesmo ocorre quando você derrota todos os Pokémon do time oposto.

Uma dica importante é sempre ter um Pokémon para a defesa reservado, pois o processo de derrotar e colocar um Pokémon é muito rápido. Qualquer um que esteja passando no local, pode acabar colocando o dele na sua frente. Os Pokémon com a vida baixa da luta, não podem ser colocados no ginásio.

Quanto maior o level no ginásio, mais Pokémon para defende-lo terá. Portanto é muito importante que você lute com ginásios mesmo que não possa vence-los para baixar o nível deles e deixar no máximo 1 Pokémon defendendo. Dessa maneira alguém do seu time com Pokémon mais fortes, poderá dominá-lo.

Quando clicamos encima do ginásio, existem 2 opções; lutar ou colocar um Pokémon. Para lutar, basta escolher seu time de 9 Pokémon e batalhar. Todo Pokémon possui 2 habilidades ou 2 tipos de golpes, conhecidos como o Golpe rápido e o Golpe Lento.

O golpe rápido é o golpe mais fraco que utilizamos quando simplesmente clicamos no Pokémon adversário, já o golpe lento é um golpe mais forte que requer que uma barra de status seja preenchida para ser executado. Para executar esse golpe basta manter o dedo pressionado no Pokémon inimigo quando a barra estiver completa.

É possível também desviar dos golpes inimigos, basta deslizar o dedo pro lado quando o golpe estiver chegando em você. Não é um processo fácil, mas ajudará bastante quando estiver lutando com treinadores mais fortes que você.

Cheaters, Cheaters everywhere!

ehbomsaber_TeamROcket

Assim que o jogo saiu, tinha jogadores level 22 com Gyrados, Arcanine e outros com 1800 de CP. Isso é simplesmente impossível, logo com certeza eles usaram algum tipo de trapaça. A mais comum é usar programas que simulam sua localização, dessa forma é possível estar em qualquer lugar do globo em instantes. Capturar qualquer Pokémon, até mesmo os que são exclusivos de uma determinada região (Tauros, Farfetch’d, Kangaskhan, Mr. Mime). Esses seres estão dominando todos os ginásios e não dando chance alguma aos jogadores reais. Como se livrar deles?

É possível denuncia-los à Niantic e suas contas serão bloqueadas. Existe 2 processos:

  • Pelo PC
    1. Acesso o site da Niantic
    2. Escolha a opção – Report inappropriate gameplay
    3. Preencha o questionário
    4. Adicione um print do faker
    5. Aguarde o email de resposta da Niantic
  • Pelo app
    1. Entre em Settings
    2. Ecolha a opção – Report High-priority Issue
    3. Aceite ir ao site a Niantic
    4. Escolha a opção – Report inappropriate gameplay
    5. Preencha o questionário
    6. Adicione um print do faker
    7. Aguarde o email de resposta da Niantic

Não permitam que esses membros da equipe Rocket dominem nosso lindo mundo virtual.

Localizações com bastante Pokéstop

ehbomsaber_muitosPokestops
Pokéstops

Alguns lugares possuem uma quantidade maior de Pokéstops que outros, vamos listar alguns desses lugares. Para gerar uma lista bem completa pedimos a todos os jogadores comentarem aqui quando encontrarem lugares assim independentemente do estado. Vamos começar com alguns pontos em São Paulo.

  1. Avenida Paulista
  2. Centro comercial em Alphaville
  3. Parque Villa Lobos
  4. Parque Ibirapuera
  5. Parque Trianon
  6. Parque do CERET (Anália Franco)
  7. Largo da Batata
  8. Parque da Luz
  9. Cemitério da Consolação
  10. Igreja da Sé
  11. Shopping JK Iguatemi
  12. Rua Oscar Freire

O Youtuber Leon fez um vídeo tutorial muito legal em seu canal Coisa de Nerd. Caso queiram ver muito do que falamos aqui, confiram o vídeo:

Além desse vídeo, ele fez vários gameplays que ajudam bastante quem esta iniciando.

Iae? O que acharam? Faltou alguma informação importante? Que time vão escolher?

Comentem mais lugares com Pokéstops e compartilhem com seus amigos treinadores!

Total Views: 8271 ,
Não deixe de nos seguir e curtir!
0

4 comentários sobre “Pokémon GO | Guia Inicial – Dicas & Truques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *