Review Star Wars VII – Com Spoilers + Referências [Parte 1]

Star Wars VII – O filme mais esperado do ano foi finalmente lançado e foi simplesmente SENSACIONAL!

Não existem palavras para descrever quão bom o filme foi. Para aqueles que não tinham ouvido falar de Star Wars (viviam em uma caverna ou algo assim) e deram uma chance ao filme, com certeza foram surpreendidos com a qualidade. Já aos fãs (assistiram todos os filmes) o filme foi Maravilhoso!! Mas para os muito fãs (conhecem o Universo Expandido, filmes, HQs e etc) o filme foi Épico! Cheio de referências e homenagens aos filmes antigos e outras mídias. Nesse review vamos falar das melhores cenas (SPOILERS!!) e de todas as possíveis referências usadas do UE (Universo Expandido). Devido a quantidade de informação, vamos dividir o review em partes.

Portanto se você ainda não assistiu o filme, não continue a ler.

Universo Expandido? Mas o que é isso?

O famoso UE é o aglomerado de historias que complementam o que já conhecemos através dos filmes de tal forma que vemos quão grande é o universo de Star Wars! Essas historias foram lançadas em diversas mídias diferentes; Livros, HQs, Jogos, Contos, ebooks e etc.

Se ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre isso, confiram o post que falamos dos livros oficiais AQUI.

OK! Vamos para o filme agora!

Como sempre a clássica abertura de Star Wars traz a tona diversas emoções! Algumas pessoas choraram, outras aplaudiram e por aí vai. De cara é apresentado o personagem Lor San Tekka (Interpretado por Max von Sydow) o qual possui parte do mapa que permitirá a Resistência encontrar Luke Skywalker. Mas como esse personagem conseguiu isso?

ehbomsaber_LorSanTekka

A dica é dada no livro Star Wars: The Force Awakens: The Visual Dictionary onde cita o surgimento de uma religião secreta chamada Igreja da Força que surgiu após a queda dos Jedi (apresentada no filme Star Wars III – Vingança dos Sith).
Nessa época Palpatine havia declarado que todos os Jedi eram traidores da República e precisavam ser exterminados, além de declarar que todo conhecimento ou informação associados a eles deveria ser destruído. Por essa razão, aqueles que ainda acreditavam nos ensinamentos da Ordem Jedi criaram a Igreja da Força e se dedicaram a recuperar qualquer tipo de artefato ou conhecimento.
Lor foi um dos membros dessa religião e dessa forma é possível entender como o mesmo possui um fragmento do mapa com a localização do primeiro templo Jedi.

Algumas cenas depois, o novo vilão da saga surge! Kylo Ren! E de uma forma sensacional é demonstrada a força que o mesmo possui. Poe tenta atirar em Kylo enquanto ele esta distraído com Lor, mas Kylo para o tiro no ar usando a FORÇA! Poucas vezes vimos tão claramente o poder da força nos filmes, tanto na trilogia clássica como na prequel.

ehbomsaber_kyloRen

Lor cita que o conhecia antes dele se chamar Kylo Ren, indicando que o mesmo possui uma outra identidade (futuramente descobrimos que ele se chama Ben Solo, filho de Han Solo e Leia Organa) e em uma outra parte do filme Snoke (Líder Supremo da Primeira Ordem) diz que ele é o líder da Ordem dos Cavaleiros de Ren. Passando então a sensação que Ren não é um nome e sim um título, assim como Darth usado pelos Siths.

Essa ordem e Kylo existiram no UE?

Existem duas possíveis referências a eles.

A primeira que diz muito sobre Kylo é o surgimento de um novo tipo de sensitivo da força chamado Jedi Negro, apresentado no ultimo livro da trilogia de Darth Bane (Darth Bane: Dynasty of Evil escrito por Drew Karpyshyn). Esses Jedi entraram em contato com um artefato Sith e foram seduzidos pelo lado negro. Por não possuírem treinamento Sith, eles dependem do artefato para se conectar com o lado negro de modo que estão sempre buscando mais artefatos. Além disso, eles não seguem nenhum dos códigos (Jedi ou Sith) somente se preocupando com o próprio bem estar e utilizando a força para atingir esses objetivos (riquezas, vontades e etc).

Como podemos ver no filme, assim que a Rey encosta no sabre de luz de Luke (um artefato Jedi), ela tem visões relacionadas ao passado e futuro de Luke. É indicado que o mesmo acontece quando Kylo em seu primeiro contato com o capacete distorcido de Darth Vader (um artefato Sith) na cena em que ele esta conversando com o mesmo. Essa experiencia mostra o poder do lado negro a ele e o seduz. Assim como os Jedi Negros ele passa a buscar conhecimento do lado negro, por essa razão encontra o Líder Supremo da Primeira Ordem (Snoke) e jura lealdade. Como Snoke mesmo deixa claro, Kylo não recebeu um treinamento completo do lado negro da força, tornando-o então um Jedi Negro e é por essa razão que Rey mesmo sem treinamento, consegue lutar de igual com ele.

A outra possível referência a criação da Ordem é o surgimento dos 7 Jedi Negros apresentados no jogo Star Wars: Jedi Knight: Dark Forces II publicado em 1997 pela LucasArts, que se passa anos após a morte de Palpatine. O vilão do jogo é um poderoso mestre Jedi chamado Jerec que após anos estudando as regiões desconhecidas do universo retorna e descobre que os Jedi foram exterminados. Ao se encontrar com um Inquisitor começa a servir o Império como o mesmo e passa para lado negro da força. Após a morte do imperador, Jerec torna-se o líder de uma Ordem com 6 outros Jedi Negros com o propósito de encontrar o Vale do Jedi localizado em um planeta perdido chamado Ruusan para aumentar seus poderes absorvendo o poder da força “aprisionado” nele.

ehbomsaber_Cavaleiros_de_Ren

Nas visões de Rey, vemos Kylo com mais 6 cavaleiros vestidos como ele. O que indica que a Ordem dos Cavaleiros de Ren é formada por 7 Jedi que passaram pro lado negro ou como já vimos 7 Jedi Negros.

E com isso encerramos a primeira parte do review! Iremos trazer muito mais informações sobre os personagens e cenas do filme. Falaremos um pouco mais sobre Kylo e a família Solo, portanto continuem ligados. É importante lembrar que muito do que for citado aqui não é mais considerado oficial pela Disney, mas não quer dizer que não serviu de inspiração.

Iae o que acharam? Conhecem alguma outra referência que não citamos aqui?

Total Views: 6149 ,
Não deixe de nos seguir e curtir!
0

2 comentários sobre “Review Star Wars VII – Com Spoilers + Referências [Parte 1]

  1. O filme é maravilhoso mesmo! E é muito legal conhecer as referências e como o filme se encaixa na história que já foi contada! Eu, como a maioria das pessoas, só acompanhou os filmes, então passa muita coisa desconhecida… Pode fazer mais textão aí que ficou ótimo haushauhsauhs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *