Review Star Wars VII – Com Spoilers + Referências [Parte 3]

A 3º parte de nosso review esta viva!

Como assim 3º parte? Se esse é seu primeiro contato com nosso review, saiba que devido a quantidade de informações tivemos que dividi-lo em partes. Caso ainda não tenham visto as anteriores, confiram: 1º parte e 2º parte

Nos reviews anteriores falamos um pouco sobre as cenas de Jakku, Kylo Ren, BB-8, Finn e Poe mas deixamos de lado a mais nova crush do universo, Rey. Nessa 3º parte vamos falar bastante sobre ela e teorias que estão surgindo a respeito da mesma.

Para começar é impossível não falar da atuação da atriz (Daisy Ridley) que foi simplesmente sensacional, não é de se espantar que conquistou todos os fãs da saga. Ela conseguiu transmitir tudo que estava sentindo e pensando com as falas e expressões, foi realmente excelente. A personagem é muito interessante, o desenvolver de sua história vai ser algo bem legal de se ver.

ehbomsaber_Rey

Assim como Luke, Rey foi “deixada” em Jakku por alguma razão. Vemos do meio ao final do filme que Rey é uma sensitiva da força MUITO forte e com isso é fácil acreditar que a essa razão seria a mesma que a de Luke ter sido deixado em Tatooine na trilogia clássica. Mas será que é isso mesmo?

Conforme explicamos na 1º parte do review, a cena em que Rey tem visões após encontrar o sabre de luz de Luke é muito importante para a trama do filme e da trilogia, através dela descobrimos como Kylo passa para o lado negro e temos diversas “dicas” do background de Rey. De acordo com essa cena podemos acreditar que de alguma forma a traição de Ben Solo tem uma ligação com o abandono de Rey em Jakku. Além disso é possível entender que ela possui alguma ligação com Luke, já que seu sabre interage com ela e em sua conversa com Moz a mesma cita que as respostas que ela procura não serão encontradas em Jakku e sim em sua missão (encontrar Luke).

Existem milhões de teorias sobre quem são os pais de Rey. A mais forte e a mais provável de acordo com com que já falamos é que Rey é filha de Luke e sendo uma Skywalker da para entender por que a mesma é brilhante com tecnologia (naves, robôs e etc), tem tanta facilidade em se comunicar com diferentes raças e obviamente em se conectar com a Força. Essa razão sozinha explicaria como ela aprende a usar a Força tão rápido.

Uma outra questão que é importante lembrar e que diferencia muito Rey de Luke é que Rey já conhece a Força (sua existência) e acredita nela. Luke só descobre sobre ela após a explicação de Obi-Wan. Durante quase todo o 5º filme (Império contra-ataca) Obi-Wan fala para Luke em diversas situações para ele usar e acreditar na Força.

Tinham reparado isso?

No 2º filme (Ataque dos Clones) Yoda explica a Obi-Wan o quão incrível é a mente de uma criança já que a mesma não criou restrições ou paradigmas permitindo-a obter respostas ou fazer coisas que outros não conseguiriam. Da mesma forma é a mente de Rey. Ela conhece o que os Jedi faziam mas não as restrições, de tal forma que quando descobre que possui a capacidade de fazer…ela simplesmente Faz.

ehbomsaber_yoda_doordonot
Um outro exemplo disso é quando Yoda esta treinando Luke e pede para que ele tire a nave do pântano. Ele diz que não é possível fazer e Yoda explica que a limitação só existe dentro da cabeça dele, logo em seguida fala a frase que se tornou o ícone do personagem: Do or Do not, There is No try! (Faça ou Não faça, Não existe tentar).

Acredito que o desenvolvimento de Rey demonstrou muito bem esse conceito e isso foi uma grande adição ao que conhecemos sobre a Força através dos filmes. No UE essas questões são bastantes exploradas, diversos personagens questionam a maneira de se comunicar com a Força e a capacidade de cada um.

O UE também já abordou a família Skywalker, nele Luke se casa com Mara Jade uma sensitiva da força que foi treinada por ninguém menos que Palpatine. Muito antes de conhecer Skywalker, Mara fazia parte de um grupo secreto de elite de Palpatine chamado Mão do Imperador que tinha como objetivo realizar tarefas que seu exercito não conseguiria executar ou que exigiam sigilo. Após a queda do Império Mara se junta a um grupo de contrabandistas até que conhece Luke e passa a ser uma Mestra Jedi da Nova Ordem. Mas como isso? Ela não era um Sith?

Não, os integrantes desse grupo de elite não recebiam treinamento Sith, Palpaltine somente ensinava o necessário para que eles usassem a Força para auxiliar em suas habilidades de combate e mentais. Após um tempo Luke e Mara tiveram um único filho chamado Ben Skywalker.

ehbomsaber_FamiliaSkywalker
Luke Skywalker, Mara Jade Skywalker e Ben Skywalker

Que!!!?? Sim! É isso mesmo, o nome Ben foi originalmente usado para o filho de Luke.

Devido a ele ter nascido no meio de uma guerra, ele foi criado por Leia e Han a maior parte de sua infância (se não foi uma referência, é uma coincidência bem legal, não é mesmo?). Assim como Rey, a Força é muito poderosa em Ben e mesmo sem muito treinamento ele pode sentir através da Força toda a dor e perdas da guerra. Isso foi tão grande e doloroso que ele quebra sua conexão com a Força por anos.
Na 2º parte falamos que Jacen Solo seria o personagem mais próximo de Kylo Ren, certo? Alguns anos depois Ben passa a ser aprendiz de Jacen e é ele que o ajuda a se reconectar (ou podemos dizer: Despertar) com a Força novamente. Lembrou de algo?

A habilidade de Rey com o bastão e sua roupa ao final do filme pode ser uma outra referência ao UE. Existe um personagem nos livros na era da Antiga Republica chamada Satele Shan, ela é uma das sobreviventes do primeiro ataque do império Sith à República que devido a quantidade de Jedi mortos, se torna a Gran Mestre do Templo Jedi.

ehbomsaber_Rey-Satele
Rey e Satele Shan

Acredito que o potencial de luta de Rey será muito semelhante se não maior que o de Satele. Confiram o trailer onde Satele luta com Darth Malgus,  um dos Sith mais famosos da República Antiga:

Iae? Lindo não é mesmo? Quem não quer ver uma luta assim entre Rey e Kylo?

E com isso encerramos a 3º parte de nosso review! Iremos trazer muito mais informações sobre os personagens e cenas do filme. Na próxima parte falaremos um pouco sobre a Nova Ordem, Hux e Snoke. Não percam! É importante lembrar que muito do que for citado aqui não é mais considerado oficial (canon) pela Disney, mas não quer dizer que não serviu de inspiração.

Iae o que acharam? Conhecem alguma outra referência que não citamos aqui? Deixem suas opiniões!

Total Views: 3694 ,
Não deixe de nos seguir e curtir!
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *