Futurologia? O que é isso?

O futuro sempre nós encantou, preocupou e motivou. Tentamos de diversas formas prevê-lo e nos preparar ao que esta por vir. Mas como a definição da palavra diz:

O futuro é o que ainda não aconteceu, nem possuí registros.

Portanto não há como ter certeza do que acontecerá e é isso que o torna tão mágico.

Qualquer coisa ou alguém que diga que tem a capacidade de prevê-lo mexe com nossa imaginação e ansiedade. Não é a toa que existem tantas formas não cientificas (tarós, búzios, I Ching e etc) que tentam fazê-lo.

Mas e a futurologia? É mais um sistema desses?

Sim e não. Diferente de todos os outros métodos, futurologia não define verdades, nem foca no futuro recente (o amanhã por exemplo). A ideia do método assim como o nome indica é estudar o futuro, as possibilidades que ele traz e buscar sempre antecipar ou estar preparado a ele.

Além disso, a futurologia não se prende as “verdades” definidas da atualidade, tendo sempre em vista que com o avanço da sociedade e da tecnologia esses conceitos mudarão.

Mas como eles fazem isso?

Estudando não somente futuros possíveis, mas também prováveis e improváveis. Ela usa de base diversas áreas diferentes de estudo, tais como; análises de mercados, pesquisas de ambiente, história, métodos de análise, acompanhamento de tendências, tecnologias, redes sociais e muito mais.

Todos essas técnicas ajudam a futurologia a encontrar essas possibilidades e discutir como chegar nelas.

Veja por exemplo a Internet das Coisas ou IoT, todos imaginam que ela será o futuro, que não há outra opção, mas ninguém sabe muito bem como. O trabalho dos futurólogos é tentar definir essas questões e auxiliar os interessados em alcançá-las.

Para entendermos melhor essa ciência, lançaremos diversos artigos tratando de diferente temas. Vamos começar debatendo sobre o que é tecnologia em si e depois explorar outros temas como; Robótica, VR, Futuro da educação, cinema e séries, pós humanismo e etc.

Nossa, nunca ouvi falar nisso tudo. Isso surgiu recentemente?

Não, a futurologia existe desde a metade dos anos 60. Em realidade, nessa data foi quando a mesma se tornou um “disciplina” acadêmica. Porém se tem como verdade que o pai da futurologia foi  H.G. Wells em 1901 ao lançar seu livro que previa como seria o ano 2000. Trabalhando desde os avanços tecnológicos (tais como trens e carros) até o efeito deles na sociedade, como por exemplo o aumento das áreas urbanas e etc.

Para quem ficou curioso, um dos livros que melhor trabalha esses conceitos é o The Singularity is Near de Ray Kurzwei. Mas não se preocupem, vamos trazer muito mais conteúdo a respeito disso e outras dicas de bibliografia, sites, cursos e etc.

Para mais detalhes continuem ligados em nossa coluna de Futurologia. Compartilhem com seus amigos e comentem o que gostariam de ver por aqui.

 

2 comentários sobre “Futurologia? O que é isso?

  1. Esse assunto é muito interessante, e ao mesmo tempo assustador até hehehe Gosto de ler sobre transumanismo também, é meio nessa “vibe” também 🙂 Ótima dica de livro!

    1. Para muitos, toda mudança é assustadora. Não é a toa que passamos por esse processo quando falamos sobre futurologia. De qualquer modo, é algo muito importante de ser discutido para gerar maturidade, quando estivermos proximo dele ocorrer.

      Obrigado pela visita 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *