Moleskine Smartpen – A caneta que todos precisam

Quanto material ou conhecimento não foi perdido por não termos uma forma adequada de armazena-lo? Ou quantas vezes não encontramos a informação que precisamos devido a quantidade de informações nesses materiais?

Uma solução para isso é a conversão de informação física para digital, ou seja digitalizar tudo que escrevemos de modo a facilitar a busca e obviamente ocupar bem menos espaço.

Essa conversão até os dias de hoje foi bastante problemática. Com a chegada dos tablets e phablets o processo melhorou um pouco, mas ainda é penoso converter o que foi escrito para texto de modo a envia-lo a um grupo de pessoas por exemplo.

Para os estudantes uma ferramenta na qual permita isso é essencial. Tudo indica que a empresa Moleskine e NeoLAB Convergence desenvolveram a solução.

Caso não conheça as empresas, a Moleskine é uma empresa especializada em tudo relacionado a anotações (cadernos, apps, acessórios e etc). Você já deve ter visto o trabalho deles nos diversos cadernos estilizados com temas como Star Wars, Game of Thrones e etc. Já a NeoLab é uma empresa focada em soluções que buscam digitalizar o que for analógico (exemplo: o que escrevemos).

Não é de se espantar que eles encontrariam a solução para esse problema, não é mesmo?

NeoLAB Convergence desenvolveu uma tecnologia de mapeamento do papel, chamada NCode™ technology. Como assim? Através dessa tecnologia é possível determinar a localização exata de um ponto ou um risco no papel em questão. É dessa forma que uma caneta inteligente consegue captar exatamente o que escrevemos e converte-lo em um formato digital. A caneta possui uma pequena câmera acoplada nela e envia em tempo real o que esta sendo escrito para um app via bluetooth.

A Moleskine em sua parceria com a empresa, criou o kit chamado Smart Writing Set que juntamente com a caneta traz um caderno de anotações com NCode, 1 refil de tinta da caneta, um manual, um cabo USB para recarregar a caneta e a historia da marca. Dessa forma você pode aproveitar da tecnologia com a qualidade e design dos cadernos da Moleskine. O kit custa $200 (R$700,00 – considerando o dolar a 3,50). Infelizmente não há uma revendedora oficial da empresa aqui no Brasil, portanto para comprar o kit será necessário utilizar sites de importação ou aproveitar uma daquelas viagens a trabalho ou dos amigos.

É importante citar que não é necessário utilizar o caderno da Moleskine para que a caneta funcione. Basta ter algum papel com o NCode impresso. A NeoLab desenvolveu um software para computador que permite fazer impressões da tecnologia em A4 comuns, portanto qualquer papel pode virar uma folha compatível com a caneta. Legal né?

Também é possível comprar a caneta e cadernos diretamente da NeoLab. O preço cai um pouco de acordo com o tipo de caderno escolhido. A caneta por si só custa $169 (R$591,5).

Para exemplificar melhor o funcionamento da tecnologia, confiram o vídeo:

Não é exatamente o que você precisou ou precisa em seu tempo de faculdade? Dependendo do ramo em que trabalha, essa caneta é uma ferramenta essencial.

Iae vão compra-la? Se encontrarem algum revendedor oficial ou um modo bom de importa-la comentem aqui para que outros leitores possam usar.

Não deixe de nos seguir e curtir!
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *