VR & HoloLens – O mundo aos olhos de uma criança

Antes de começar a ler, talvez se interesse em saber que você pode ouvir o conteúdo dos posts ao invés de lê-lo. Basta clicar no play na barra de áudio abaixo. O conteúdo de ambos é exatamente o mesmo então use o que melhor lhe atender.  Legal não é mesmo?

Todos sabemos que o mundo das crianças não é tão “comum” quanto o nosso. Em uma simples brincadeira de pular de um sofá para o outro, elas imaginam que na verdade estão pulando por um poço de crocodilos ou até mesmo um rio de lava. Criatividade impera em suas vidas tornando o dia a dia em uma realidade aumentada.

Um pai muito criativo utilizou seus conhecimentos de edição para demonstrar como as cenas comuns do dia estão provavelmente rolando na cabeça de seu filho. Confiram:

Genial não é mesmo?

O mesmo possui canal no Youtube chamado Action Kid Movie e já possui uma série de vídeos como esse. Se ficou interessado conheça mais acessando o canal (Youtube) ou a fã page (Facebook).

Mas o que isso tem haver com VR (Realidade Virtual) ou HoloLens?

A ideia do VR é levar o usuário para uma outra realidade não importando onde esteja. Seria possível então reviver a um momento específico daquela férias especial sentado no sofá de sua sala, viajar para um outro planeta, ser um peixe e muito mais.

As possibilidades para isso são imensas. Vimos agora com a E3 que os investimentos nesse tipo de tecnologia serão altíssimos. Todos os fabricantes de games, tanto de jogos quanto de consoles vão aproveitar dessa tecnologia para criar um ambiente de imersão total.

Portanto aquilo que só podíamos imaginar e viver em nossas cabeças, poderemos vive-lo quando quisermos. Não estaremos mais presos a observar um personagem definido que responde a comandos viver aquilo por nós.

Em um ambiente de realidade virtual, nós poderíamos voltar a ver as coisas como víamos quando crianças e realmente saltar de blocos cercados de lava, fugir de monstros ou salvar a princesa.

Para demonstrar um pouco mais o poder da realidade virtual confiram a apresentação de Chris Milk na TED (LINK).

OK, mas é o HoloLens?

O HoloLens é um pouco diferente do VR, o mesmo utiliza o que chamamos de Realidade Aumentada ao invés da realidade virtual. A grande diferença entre as duas é que a realidade aumentada tem como objetivo melhorar ou fornecer mais conteúdo para sua própria realidade.

A proposta do HoloLens para isso é gerar hologramas que poderemos interagir junto com o que esta em volta de nós. Imaginem assistir um programa de TV sem ter uma TV, ao invés disso projetar o mesmo do tamanho que desejar em uma parede qualquer ou enxergar o caminho que deve seguir pintado na estrada ao invés de usar a tela do celular.

2787338-hololens2

Na ultima E3 a Microsoft apresentou a tecnologia voltada para jogos. Falamos disso além de alguns detalhes adicionais sobre a tecnologia no seguinte POST.

Entenderam a relação? Com o HoloLens tudo que o pai adicionou usando edição poderia ser realmente visto pela criança. Novamente nós poderemos reviver aquilo que só quando crianças foi possível.

Tanto o VR quando a realidade aumenta são técnicas  que enriquecem o nossa realidade, não importando se é aumentando-a ou transformando-a.

Iae o que acharam? Estão ansiosos para o surgimento de produtos com essas técnicas? Em que eles te ajudariam e o que vocês realmente gostariam de ver com eles.

Lembrem que algo que É sempre Bom Saber é a sua opinião.

Não deixe de nos seguir e curtir!
0

Um comentário sobre “VR & HoloLens – O mundo aos olhos de uma criança

  1. Muito bom on post… e bem legal a forma de áudio da materia!!
    Cada dia mais repetacule
    Espero q essas tecnologias logo integrem o nosso dia dia e que se “acessível” ao nossos bolsos Brasileiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *